sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Saudades do escudo


Saudades do escudo?
A pergunta pode ser vista numa campanha dum supermercado qualquer (não me lembro de qual, sinal seguro de que o anúncio não presta). Por baixo está uma garrafa de azeite e um valor: €1,89. A ideia deve ser que os preços no superxpto são tão baixos como os de antigamente, uma ferramenta usada frequentemente por publicitários e que depende da falta de memória das pessoas e daquela noção meio confusa de que dantes é que era.

Mas eu lembro-me vagamente do antigamente, e de que cada euro são 20o escudos.
E, apesar de já não me recordar muito bem, tenho a certeza de que se visse uma garrafa de azeite a 380 escudos alguns anos atrás, ia achar que o preço era uma roubalheira e que as coisas já não eram mesmo como no tempo da outra senhora.

Tenho saudades do escudo porque parece que perdemos um pouco a noção do que um euro vale. Não há notas de 50 cêntimos, de 1 e de 2 euros, há moedas. E moedas são trocos.
Mas no tempo do escudo eram 100, 200 e 400 paus, eram notas e era muito papel para gastar numa garrafa de azeite.

Sem comentários: