quarta-feira, 30 de junho de 2010
A lutar por um mundo melhor
A exposição ao chumbo é nociva para o ambiente em geral e para a saúde do indivíduo em particular, especialmente quando é arremessado do cano de uma espingarda a cerca de 900 metros por segundo.
Todos os anos, só o exército americano espalha pelo meio ambiente cerca de 2000 toneladas de chumbo, entre tiros falhados e balas que encontraram a sua última morada. E este valor é apenas para as pequenas balas de 5,56 mm, disparadas de armas pessoais como a M-4, M-16 e M-249.
O soldado dos Estados Unidos é igual aos outros consumidores americanos: para obter o mesmo resultado, gasta muito mais do que a média europeia ou mundial. E tal como os donos de SUVs, que gastam 10 litros para ir à mercearia, o soldado americano está pouco disposto a sacrificar o seu estilo de vida.
Como não vale a pena tentar apelar às preocupações ambientais dos soldados, especialmente se implica disparar menos, o exército teve de criar uma solução ecológica que não comprometesse a capacidade de matar pessoas a uma distância útil de cerca de cerca de 400 metros. A resposta é a nova M855A1 EPR, que não contém qualquer chumbo na sua composição.
Para fazer o soldado sentir que está a fazer algo pelo meio ambiente enquanto elimina suspeitos de terrorismo, as novas balas distinguem-se pela sua ponta verde. O primeiro ecossistema a ser beneficiado pela nova consciência ambiental do governo americano é o Afeganistão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário