Porque é que o Dia do Pai é consagrado a São José, quando todos sabemos que o verdadeiro progenitor foi o Espírito Santo? E se Jesus é consubstancial ao Pai, e este é o pai dele, não será o Deus Menino o seu próprio pai e, portanto, o fruto do ventre da Nossa Senhora, Jesus, o resultado de uma forma elaborada de incesto? E se a Nossa Senhora já é uma Deusa há tanto tempo, porque é que o Catolicismo é considerado uma religião Monoteísta? E já que falamos nisso, o Diabo não é um Deus do Mal que se opõe ao Deus Único e, portanto, tal como a Virgem Imaculada, faz com que Deus deixe de ser Único? E desde quando é que o Sermão da Montanha para o continente africano e América do Sul passou a incluir: Abençoados os seropositivos, que herdarão o Reino dos Céus muito brevemente porque não usaram preservativo?
quinta-feira, 19 de março de 2009
terça-feira, 17 de março de 2009
“Ela fez um som assim entre uma foca encalhada e uma sirene de policia”
"She made a noise somewhere between a beached seal and a police siren." Nicholas Royle, The Matter of the Heart, 1997.
O prémio foi criado precisamente para tentar desencorajar verdadeiras pérolas da literatura "erótica" como:
"It is time, time ... Now. Yes. She is so small and compact and yet she has all the necessary features ... Shall I compare thee to a Sony Walkman. She is his own Toshiba, his dinky little JVC, his sweet Aiwa ... Aiwa" de Kissing England, do autor Sean Thomas, vencedor no ano 2000.
As analogias com equipamentos electrónicos, no entanto, empalidecem junto do horror otorrinolaringológico criado por Tom Wolfe em I Am Charlotte Simmons, que triunfou destacado em 2004:
"Hoyt began moving his lips as if he were trying to suck the ice cream off the top of a cone without using his teeth ... Slither slither slither slither went the tongue, but the hand that was what she tried to concentrate on, the hand, since it has the entire terrain of her torso to explore and not just the otorhinolaryngological caverns... "
Mesmo ser um grande autor e já ter morrido, como é o caso de Norman Mailer, não é protecção contra o Bad Sex in Fiction Award.
Em 2007 a sua última obra, The Castle in the Forest venceu, a título póstumo, graças a esta descrição do prosaico e sempre popular 69:
"So Klara turned head to foot and put her most unmentionable part down on his hard-breathing nose and mouth and took his old battering ram into her lips."
Mas o meu favorito pessoal é o premiado de 2001, Christopher Hart, e o seu romance Rescue me, que assegurou a imortalidade com estas palavras:
"Her hand is moving away from my knee and heading north. Heading unnervingly and with a steely will towards the pole ... Ever northward moves her hand, while she smiles languorously at my right ear. And when she reaches the north pole, I think in wonder and terror -- she will surely want to pitch her tent."
Um exemplo raro de geografia anatomicamente correcta. Já há mau sexo que chegue no mundo real, não era preciso na ficção também.
quinta-feira, 12 de março de 2009
Católicos e judeus, unidos enfim
A Igreja Católica e as comunidades judaicas ortodoxas de Nova Iorque encontraram uma causa comum: impedir a aprovação de uma lei que prolonga o período de tempo que o crime de abuso sexual de menores leva a prescrever.
A maioria repubicana no senado regional tem impedido a passagem da lei até agora, mas as recentes vitórias dos democratas vieram alterar o panorama político, tornando possível a sua eventual aprovação.
Porque é que os políticos republicanos que só falam de proteger a moral, os valores familiares e os bons costumes se opõem à proteção de crianças contra as tendências predatórias dos padres católicos e, pelos vistos, dos rabinos também? A lei é acusada de não passar de uma conspiração liberal para levar à falência a Igreja Católica da região (eles lá devem saber o que andaram a fazer com os meninos de coiro estes anos todos).
Mas se esse risco de falência existe, Não será porque os pecados foram cometidos? Porque é que os pecadores hão-de escapar ao devido castigo? Ser um homem de Deus não é uma atenuante, é uma agravante. O que pode ser mais errado do que perverter "Deixai vir a mim as crianças"?
Pode ser que errar seja humano, e perdoar seja divino. Mas proteger os abusadores em vez das vítimas é desprezível.
quarta-feira, 11 de março de 2009
A culpa é dos elfos
Segundo uma sondagem realizada em 2007, 54% dos Islandeses (80%, segundo a Wikipédia) não confirma nem desmente a existência de elfos, 8% tem a certeza que eles existem e 3% já viram um.
De acordo com o reitor da Escola Élvica Islandesa, os elfos são descendentes dos irlandeses que viviam na ilha quando os vikings chegaram e que se esconderam num universo paralelo para não serem escravizados. Hoje, há mais de 10 tipos de elfos diferentes na Islândia.
A capacidade de ver elfos é rara e costuma desaparecer por volta dos 8 anos, um pouco como o Pai Natal noutros países.
Na Islândia, no entanto, quando uma estrada, uma barragem ou outro projecto qualquer é construído, muitos empreiteiros crescidos seguem o costume de contratar um vidente para verificar se não vivem elfos na zona. Quando a presença de elfos é ignorada, a obra tem problemas e atrasos provocados pelas criaturas.
Esta peculiaridade da mentalidade islandesa torna a crise económica da ilha (e as letras da Björk) mais fácil de perceber: a "bolha" da construção civil chateou os elfos, que deram cabo do sistema financeiro do país.
quarta-feira, 4 de março de 2009
terça-feira, 3 de março de 2009
Ainda se fosse a selecção de futebol
Em Lahore, no Paquistão, 12 tipos com ar de talibã atacaram a selecção de cricket do Ceilão na rotunda da Liberdade, mesmo ao pé do estádio Qadafi (o que provavelmente não tem qualquer significado).
Cricket? Não podiam atacar um desporto que o mundo compreenda? O cricket pode ser o desporto favorito para um sexto da humanidade mas passa completamente ao lado do resto. Ainda se fosse futebol.
De qualquer maneira, o resultado foi de 6 polícias mortos e 6 feridos, dois espectadores mortos e ainda 6 jogadores feridos. A equipa atacante abandonou o relvado em riquexós motorizados, sem que um único ficasse fora de jogo.
Muçulmanos a matar muçulmanos para tentar matar budistas que andam a matar hindus. Só no sub-continente indiano é que o terrorismo consegue ser tão ecuménico.
Subscrever:
Mensagens (Atom)