quinta-feira, 7 de maio de 2009

O que os nazis fizeram de bom pela humanidade


Antes dos nazis chegarem ao poder, a eugenia era aceite em todos os países civilizados (europeus e americanos, portanto) como uma ciência legítima. A teoria, originária dos Estados Unidos como todos os grandes avanços da época, defendia o controlo da reprodução humana segundo métodos científicos, para apurar características mais desejáveis e diminuir a probabilidade de ocorrência de coisas como doenças hereditárias ou cabelo crespo. O objectivo era o aperfeiçoamento da espécie humana, partindo dessa bitola de perfeição que é a raça branca, na sua variante loura de olhos azuis.

Só depois de se saber o que os nazis tinham andado a fazer desde que chegaram ao poder (matar deficientes mentais e motores, anões, ciganos, judeus, artistas, homossexuais, etc) é que a eugenia deixou de ser uma teoria válida e largamente aceite.

Obrigado a Adolf Hitler e capangas por demonstrarem ao mundo que o que passava por ciência não passava, na verdade, de uma monstruosidade. Se não fosse a Alemanha Nazi a tornar a eugenia na abominação que é, talvez já vivêssemos todos num admirável mundo novo. Se tivéssemos as características certas, claro está.


Sem comentários: