segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Vêm aí os russos



Ou, como dizem os russos, vêm aí os americanos.

Encorajada pela perspectiva de se tornar um estado membro da Nato e pelas promessas de amizade eterna dos americanos, a Geórgia atacou a república secessionista da Ossétia do sul (uma espécie de Kosovo caucasiano).
A Rússia, que já tinha avisado os georgianos que não deviam tentar retomar a região pela força, respondeu com uma força maior, ao bom velho estilo soviético.
As potências ocidentais, as mesmas que aprovaram a intervenção no Kosovo contra a Sérvia (uma espécie de Geórgia balcânica) e a posterior independência do território à revelia da lei internacional, exigem que a Rússia abandone de imediato o solo sagrado da Geórgia.

Os russos não ligam, porque a Rússia não é propriamente a Sérvia ou o Iraque, tem tantas armas nucleares como antigamente, está de novo com dinheiro e está farta de ver os Estados Unidos a mordiscar as suas antigas zonas de influência.

O governo americano sempre soube fazer aliados dos países que derrota, como a Alemanha ou o Japão. Mas peca por um certo revanchismo em relação àqueles que lhe fazem frente. Basta comparar a hostilidade em relação ao fundamentalista Irão com a amizade pela muito mais fundamentalista Arábia Saudita, ou o tratamento reservado à comunista Cuba com o dispensado à muito mais sinistra China comunista.

Quando aconteceu o descalabro da União Soviética, em vez de verem uma oportunidade de ganhar um aliado pensaram em maneiras de o humilhar. Bases na Ásia Central, entrada da Europa oriental na Nato, convites à adesão da Ucrânia e Geórgia, reconhecimento da independência do Kosovo e, em cima de tudo, a instalação de mísseis antibalísticos na Polónia e sistemas de radar na Chéquia.

Instalados a mais de 2000 km do Irão, para combater a ameaça imaginária de um país que só tem mísseis com pouco mais de 1.000 km de alcance, estes novos sistemas de armas são um novo e enorme sapo que os russos se recusam a engolir. Ou qual seria a reacção dos americanos se os russos instalassem um sistema semelhante na Venezuela (para se defenderem, sei lá, da Coreia do Norte)?

Com a criação desta nova Crise dos Mísseis, Bush conseguiu criar uma nova clivagem entre os russos e europeus, um dos interesses estratégicos fundamentais dos Estados Unidos.
Mas conseguiu também o que parecia impossível uns anos atrás: trouxe de volta a guerra fria entre os dois únicos países do mundo com capacidade para exterminarem toda a civilização humana.

Ao contrário do Presidente Kennedy, no entanto, que acedeu a retirar os misseís balísticos que os Estados Unidos tinham instalado na Turquia em troca da retirada dos mísseis que os soviéticos estavam a instalar em Cuba (uma grande vitória da democracia, pelo menos para consumo público), o Presidente Bush já demonstrou que está muito longe de ser uma pessoa razoável.

E as eleições de Novembro que nunca mais chegam.

Sem comentários: