quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ainda vai dar em casório


A Igreja Anglicana (que se separou da Católica não por questões de doutrina mas sim porque o rei inglês da altura se queria divorciar e casar com outra) tem Bispos homossexuais (assumidos) e mulheres a celebrar missas. Naturalmente, este estado de coisas escandaliza muita da congregação.
Para o décimo sexto Pio, há aqui uma oportunidade de negócio: assim, a igreja Católica convidou os bispos anglicanos descontentes, e seus rebanhos, a regressarem à casa mãe.
A chegada dos bispos anglicanos mais conservadores pode ter o efeito inesperado de liberalizar a igreja católica numa questão essencial: na igreja Anglicana (tal como na Ortodoxa) os padres podem casar e muitos partilham a devoção ao Cristo com a dedicação às esposas. Ou não, que a carne, às vezes, é fraca. Como não parece que eles se vão divorciar só para se tornarem católicos, a excepção que terá de ser aberta arrisca tornar-se regra universal (ou católica, como diziam os gregos).

Permitir que os padres se casem pode ter o efeito positivo de levar mais pessoas normais a entrarem no sacerdócio, e diminuir um pouco a atracção que a igreja parece ter para os tarados.
É curioso ver uma igreja que se tornou notória pelos seus padres pedófilos (e pela forma como os tenta proteger da lei) apelar à moralidade da ala mais conservadora da igreja anglicana.

Um padre católico com problemas conjugais vai ser uma mudança refrescante dos padres com problemas legais. Agora, mulheres padres é que nunca.

Sem comentários: