sexta-feira, 31 de julho de 2009

Celebrar o quê?


A Espanha sofreu dois atentados bombistas em outros tantos dias. A culpa, como de costume, foi atribuída à ETA. Uma das muitas instituições geradas pelo Franquismo que continuam a dominar a política espanhola, para o bem e para o mal, a ETA deixou de ter justificação para existir há muito tempo (ao contrário da causa da independência do País Basco que diz defender).
Por que carga de água é que andam a pôr bombas outra vez? Porque a ETA foi fundada a 31 de Julho de 1959, o que perfaz 50 anos de lenta descida da legitimidade para a infãmia.
Infelizmente, e ao contrário de outras senhoras de meia idade, a ETA continua a assinalar publicamente os seus aniversários. Segundo as autoridades espanholas, os operativos da formação terrorista começaram a festejar há dois dias, com fogo de artifício e muito sangue. Mas prevê-se que o pior aconteça hoje.
O que vale é que vou de férias 3 semanas, e não quero saber se há mais explosões, se foi mesmo a ETA ou se o governo espanhol se voltou a enganar, como quando acusaram os etarras dos atentados de Madrid..

Sem comentários: