terça-feira, 28 de julho de 2009

Duh


O Virginia Tech realizou um estudo para determinar o risco de enviar mensagens de texto enquanto se está a conduzir. A um custo de 6 milhões de dólares, instalaram cãmaras de video em camiões de longo curso durante 18 meses. Os resultados não foram surpreendentes: o risco de colisão é 23 vezes maior quando se anda a ver os sms do que quando se está a distrair de outra forma qualquer.
Os condutores desviam os olhos da estrada quase 5 segundos (de cada vez) quando estão a receber ou enviar texto. Parece pouco, mas um camião a 80km/hora percorre mais de 100 metros nesse espaço de tempo. Muita coisa pode correr mal no espaço de um campo de futebol, como todos os benfiquistas sabem. O teste foi realizado em camiões nos EUA, mas os resultados aplicam-se a condutores de SUV portugueses a fazerem reservas para o jantar enquanto negoceiam a A1 a 180km/h, com os miúdos a jogar playstation no banco de trás.

O dado mais relevante, no entanto, é saber que há tantos camionistas a mandar mensagens de texto (ao volante de monstros de várias toneladas) que justificaram que se fizesse um estudo. Devem ser as saudades de casa.
Sempre que virem um camião TIR, tenham medo: pode ser um desses artistas que são o máximo no multi-tasking. Pelo menos até entrarem por um autocarro cheio de reformados adentro.

Sem comentários: