terça-feira, 24 de junho de 2008

Apanhados na margem ocidental


Se um palestiniano é espancado por colonos israelitas mas ninguém vê, será que ele foi mesmo espancado? Sim, mas não tem importância. 

Não vai aparecer nos noticiários, os responsáveis não sofrerão quaisquer consequências e a descrição do sucedido será sempre precedida pela palavra "alegadamente" ou a frase "segundo fontes palestinianas não confirmadas", duas formas corriqueiras de desacreditar informação antes mesmo de a transmitir.

Os espancamentos de palestinianos nos Teritórios Ocupados são, alegadamente, bastante comuns. Grupos de colonos atacam agricultores ou pastores isolados, forçados a acampar nas suas terras para as proteger dos ditos colonos, segundo fontes palestinianas não confirmadas.

Reconhecendo que uma coisa só acontece mesmo se for gravada por alguém, uma organização israelita de direitos humanos distribuiu recentemente câmaras de video junto de populações palestinianos mais isoladas. 

Dia 8 de Junho, uma jovem gravou parte do espancamento de uns camponeses seus familiares por um grupo vindo de um colonato próximo. A cena ficou cortada devido à compreensível falta de profissionalismo da jovem, que fugiu para ver se o seu filho estava a salvo. Mas foi o suficiente. O problema já existe, já aparece nas notícias e até já conseguiram apanhar os responsáveis.

Quem diria que uns segundos de Apanhados podiam tornar a Terra Prometida num lugar menos mau?

Sem comentários: