segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Senhor cuida do Seu


Acontece muito, especialmente na muito católica América Latina: ao procurar sobreviventes de um terramoto, uma equipa de salvamento encontra uma imagem de Jesus, intacta, no meio dos destroços; depois da passagem de um furacão, uma imagem da Virgem, imaculada, é recuperada dum lodaçal. É um milagre. Os adoradores morreram mas as imagens que eles adoram permanecem. Faz tudo parte do Plano. 

Que divindade é egoísta ao ponto de deixar morrer os seus seguidores mais fiéis e praticantes mas salva as imagens que eles veneram? Onde é que anda aquele Senhor que morreu pelos nossos pecados? Aparentemente, a cuidar do que é Seu. 

O mundo pode ter terramotos, deslizamentos de terras, tsunamis, ciclones, o diabo a sete. Mas a casa Dele fica intacta no meio da devastação. Os cínicos poderão dizer que a igreja fica de pé porque a qualidade da construção é superior. Mas para quem acredita, se calhar devíamos era fazer habitações em forma de Nossa Senhora, usar custódias como garagem e mudar para os hábitos de um monge. Afinal, se todas as nossas coisas forem Dele, talvez Ele faça um esforço para não as estragar.

Os deuses são um pouco como certos funcionários públicos, lixam a vida às pessoas só porque podem. Ao contrário da função pública, no entanto, somos livres para procurar soluções noutra repartição. Aleluia, como se diz no médio oriente.

Sem comentários: