sexta-feira, 19 de junho de 2009

À espera da pancada


Mais cedo ou mais tarde, o estado iraniano vai perder a paciência e contenção que tem demonstrado (notável para um regime autoritário) e colocar um ponto final nas demonstrações de rua, prender os reformistas, fechar os jornais e dar rédea solta às milícias Basijis. 
Ou declarar que o seu supremo líder é falível, que o seu presidente eleito não tem legitimidade, que a república islãmica tentou roubar a cidadania aos seus cidadãos e que é preciso realizar novas eleições. 
A opção entre um regime abertamente opressivo e uma mudança (limitada, de conservadores para reformistas) no regime está a ser feita. E não vai poder demorar muito mais.

A culpa disto tudo é do Obama. 
Quando confrontados de súbito com um presidente americano aberto ao diálogo (e que só mesmo um republicano sulista consegue odiar), os Guardiões da Revolução viram a justificação da sua continuada existência (a resistência ao Grande Satã) desaparecer. 
Obama tem o condão de provocar mudança mesmo sem fazer nada. Infelizmente, nem sempre a mudança vai ser para melhor.

2 comentários:

K disse...

só para dizer que continuo a acompanhar o teu blog, mesmo já não sendo tua colega de trabalho nem estar sentada à tua direita.

(não precisas de editar este comentário)

Augustus Schadenfreude disse...

é bom saber que não preciso de ter as pessoas num raio de 2 metros para as convencer a ler o beluga :-)