quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Afinal, foi o 6º melhor ano de sempre


Apesar de milhares de milhões de dólares de prejuízos e de uma crise financeira global da qual não se entrevê o fim, Wall Street celebra, muito discretamente, o seu sexto melhor ano de sempre.

18.400 milhões de dólares foram distribuídos pelos corretores de Wall Street a si mesmos, como bónus pela sua admirável performance em 2008. Menos 44% que no ano anterior, é verdade (temos todos de fazer sacrifícios), mas mesmo assim mais do que no saudoso ano de 2004, quando o Dow Jones estava acima dos 10.000 e bem lançado para atingir o seu máximo histórico.

A questão não é apenas se este dinheiro veio ou não dos contribuintes, via o famigerado bailout de George Bush (apoiado por Obama). O que eu gostava de saber é como é que se pode receber um bónus de performance depois de ter perdido mais de 35.000 milhões de dólares para os seus empregadores.

Mas há melhor: apesar de 8 em cada 10 terem recebido bónus em 2008 (numa sondagem efectuada a 900 funcionários de empresas de Wall Street), 46 por cento acharam que mereciam mais. Parece que a realidade não é a mesma coisa para toda a gente. E ter vergonha na cara já não fica bem a ninguém.

Sem comentários: