terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A liberdade de informação é uma coisa linda


O Hamas estabeleceu um canal online, www.palutube.com, para quem queira ver o que os israelitas andam a fazer em Gaza (já que Israel não deixa). A propósito, convém visitar antes dos proverbiais hackers pró-israelitas fazerem das suas.

O Hamas é uma fonte informações fiável? Digamos que tudo o que mostram é um tudo-nada anti-sionista. Mas é tão fiável e imparcial como os comentadores e governantes israelitas que vemos todos os dias, a toda a hora, a dizer que os outros é que começaram e que eles é que são as vítimas. 

Também a propósito de liberdade de informação, o principal jornal israelita, o Haaretz, afirma que o ministro da defesa, Ehud Barak, começou a planear a invasão de Gaza já em Março, antes mesmo do cessar-fogo entre o Hamas e Israel (que o Hamas é suposto ter quebrado, justificando a invasão) ter entrado em vigor.

99% do conteúdo dos media israelitas consiste na repetição constante do mantra de que o povo israelita é uma vítima indefesa do terrorismo internacional, combinado com uma genuína incredulidade quando se vêm criticados por outros países por se defenderem.

Mesmo assim, sempre vão fazendo o seu trabalho melhor que os media ocidentais. Deve ser por não terem medo de ser acusados de anti-semitismo.

Sem comentários: