sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Os 77 aceleradores de partículas


A crise em Wall Street fez guerras e eleições presidenciais passarem para segundo plano, pelo menos por uns tempos. Já só se fala mesmo do bailout das financeiras americanas. 

A escolha da palavra Bailout é esclarecedora. Bail é a fiança que um suspeito tem de pagar para se manter em liberdade até ao julgamento. Bailout é o acto de pagar essa fiança, isto é, de tirar alguém da cadeia para poder colocar a sua vida em ordem antes de ser preso, ou ilibado, de vez. Mas este bailout é diferente: a ideia é tirar os prevaricadores da cadeia, dar-lhes dinheiro pelo inconveniente e deixar o crime por punir. Bailout aqui é código para "safar de apuros escapando a um castigo merecido".

O bailout de que tanto se fala é um pagamento feito pelo estado, com dinheiro dos contribuintes, para safar alguns investidores da sua propria irresponsabilidade. 
Mas este bailout não é do sistema financeiro, é dos investidores. Não resolve nenhum problema excepto o deles, retirando-lhes todas as hipotecas "tóxicas" de cima, deixando-os vivos para especular mais um dia. Eles querem garantir que Wall Street continue a fazer dinheiro nem que seja às custas do resto da economia.

Os investidores e políticos que criticam a intervenção do estado na economia e defendem a desregulamentação do mercado e do sistema financeiro são os mesmos que agora afirmam que o estado tem de intervir para os salvar da desregulamentação do mercado e do sistema financeiro. Caso contrário, arrastam a economia para baixo com eles e vai ser tudo ainda pior. 

A economia americana vai precisar de uma correção mais cedo ou mais tarde. Quanto mais tarde for, pior vai ser a pancada. A última coisa de que eles e o mundo em geral precisavam agora é de um aumento da dívida pública da ordem dos 700.000.000.000$00. 

O projecto do CERN, foi muito criticado pelo seu custo exorbitante. O esforço financeiro de construir o gigantesco acelerador de partículas parecia excessivo e megalómano. 
Mas o retorno do investimento podia ser a descoberta de como era o universo no começo, ou mesmo de como o universo começou. Visto desta maneira, não parece assim tão mau negócio. 

O bailout de Bush dava para construir 77 aceleradores de partículas. 
O retorno desejado para todo este dinheiro? Acalmar a histeria de um mercado desregulado e desgovernado, por uns tempos. O resultado indesejado, mas mais provável: o adiar de uma solução para o problema e uma licença para continuar a agir de forma predatória e irresponsável. Afinal, eles sabem que são tão importantes que o governo tem de os salvar.

Sem comentários: