quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Os bois e os ursos


Segunda-feira, o Dow Jones caiu 777 pontos, a maior descida de sempre num único dia. Terça-feira, voltou a subir 485.21 pontos, ou 4,7%: a terceira maior subida de sempre em pontos e o maior ganho percentual desde 2002.  

A queda representou uma perda de 1.200.000.000.000$00 para a economia americana. Os 700.000.000.000$00 do bailout de Bush, parece, não chegam para cobrir as perdas de um único dia de transacções. Claro que não é para isso que o plano serve, mas a segunda segunda-feira negra, em duas semanas, teve o mérito de tornar mais evidente a inutilidade do plano. 
Os 700 biliões (como dizem os americanos e as pessoas que se cansam de dizer milhares de milhões) não passam de um jeito que o governo quer fazer a Wall Street. 

A expressão "bull market" é usada para descrever um mercado optimista e em subida. "Bear market"descreve a tendência oposta.

Isto explica muita coisa. 
Os corretores da bolsa são como aquelas manadas de vacas dos filmes de cowboys: ao mínimo estampido, entram em debandada e levam tudo à frente. O chumbo do plano de bailout de Bush pelo Congresso Americano provocou a debandada de segunda. Os bois entraram em pânico, armaram-se em ursos e dinheiro suficiente para umas 30 Olimpíadas de Pequim (as mais caras da história) desapareceu. 

Ou não, que tudo isto é irreal. 
Para onde foram os 1.2 triliões (cansa ainda mais dizer milhar de milhares de milhões) de dólares perdidos na segunda? De onde vieram os biliões para a recuperação de terça? Esta riqueza existe mesmo, ou é só um agrupamento de pixels num monitor?

Sem comentários: